Novo portal do GPEARI

Novo portal do GPEARI

 

 

O novo Portal do GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças), desenvolvido pela Linkare TI, já se encontra ativo em https://www.gpeari.gov.pt/web/pt.

O GPEARI é o Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, sendo responsável pela formulação, avaliação e execução de políticas públicas, pela coordenação da representação europeia e internacional da área das Finanças e pela elaboração de estudos e publicações estatísticas e dados económico-financeiros relevantes.

A informação estatística, bem como os conteúdos relativos às atividades do GPEARI são divulgados através deste Portal, que a Linkare reformulou, e ao qual deu uma nova​ cara​, veiculando uma mensagem de mudança positiva e de renovadas expectativas, utilizando um layout muito mais atrativo e user friendly​​.

O Projeto do novo portal está enquadrado no processo de reconstrução da identidade e imagem corporativa do Gabinete, integrado num projeto mais abrangente - Sistema Integrado de Processos e Atividades - com candidatura aprovada no âmbito do SAMA2020 - Sistema​ de apoio à Transformação Digital da Administração Pública (consultar aqui).​

O acompanhamento​ por parte da Linkare foi feito de uma forma muito proativa e adaptada às necessidades do GPEARI, o que exigiu um esforço significativo em relação ao previsto, de forma a serem atingidos os objetivos estabelecidos.

O projeto do Portal​ GPEARI foi lançado em 2019​, tendo sido aprovado o seu teste de conceito, macroestrutura de conteúdos e arquitetura da informação, no final desse ano. Já em 2020, foram desenvolvidos os procedimentos de criação e carregamento de conteúdos no Portal GPEARI, tendo sido efetuado o seu lançamento e divulgação.

O Portal foi desenvolvido tendo em conta as boas​ práticas e recomendações adotadas para a construção de páginas eletrónicas na Administração Pública:​ Acessibilidade Eletrónica para cidadãos com necessidades especiais; Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG 2.0); Guia de Boas Práticas na Construção de Web Sites da Administração Direta e Indireta do Estado; e RNID: Regulamento Nacional Interoperabilidade Digital (RCM n.o 91/2012 de 8 de novembro), incluído na Lei nº36/2011. A adaptação da estrutura e conteúdos do portal a dispositivos móveis é, também, feita automaticamente, graças ao design responsivo do portal.